Qual é a Quantidade Diária Recomendada (DDR)?

Praticamente todos os dias ouvimos falar da Quantidade Diária Recomendada (DDR). Também vemos como aparece nos rótulos de todos os alimentos, mas como sabemos a que se referem estas três palavras? A CR é a quantidade de um determinado nutriente que uma pessoa saudável deve ingerir em média a cada dia. Através da dieta vamos introduzir a quantidade diária necessária de cada nutriente para manter um bom estado de saúde. Há que ter em conta que cada nutriente tem uma série de funções no organismo, daí a importância de saber a quantidade aproximada que devemos consumir por dia e, portanto, de conhecer a CR. Esta quantidade é regulada e determinada por diferentes organismos internacionais, com base em critérios científicos. No caso europeu, é a União Europeia que estabelece a regulamentação em matéria de alimentação, e posteriormente cada país inclui estas quantidades em seu ordenamento jurídico. Desta forma, em Portugal divide-se os nutrientes, as vitaminas e os minerais e estabelece uma classificação de acordo com os nutrientes que você pode (e deve) incluir na rotulagem, bem como a Quantidade Diária Recomendada que deve ingerir de cada um deles. Em concreto, os valores de referência estabelecidos pela UE quanto à quantidade da DDR de vitaminas e minerais são os seguintes: Vitamina A 800 µg Vitamina D µg 5 Vitamina E mg 10 Vitamina C mg 60 Tiamina 1,4 mg Riboflavina 1,6 mg Niacina mg 18 Vitamina B 6 mg 2 Folacina µg 200 Vitamina B 12 µg 1 Biotina 0,15 mg Ácido pantoténico mg 6 Cálcio (800 mg Fósforo mg 800 Ferro mg 14 Magnésio mg 300 Zinco mg 15 Iodo µg 150 Há que ter em conta que estes valores são um guia aproximado para calcular as necessidades de nosso organismo, mas podem variar por fatores como a idade, sexo, nível de atividade, ou o clima, por isso é sempre importante consultar o nosso médico diante de qualquer dúvida em nossa dieta. Estas necessidades nutricionais também serão diferentes em pessoas doentes, mulheres grávidas e lactantes. Por isso é ingerir a quantidade aproximada de cada nutriente, mas tendo em conta que não há que continuar não ao pé da letra esses valores a cada dia.