O que são os polióis ou álcoois de açúcar?

Os polióis, também conhecidos como poliálcoois ou de álcoois de açúcar são utilizados como adoçantes de baixas calorias. Aumentam a doçura dos alimentos, sem adicionar muito açúcar, por isso que geralmente se encontram em alimentos classificados como "baixas calorias", "sem açúcar" ou "sem adição de açúcar". Os álcoois de açúcar recebem esse nome porque possuem uma estrutura química semelhante ao açúcar e álcool, mas não são nenhum dos dois! Ao igual que a fibra dietética, os álcoois de açúcar são tecnicamente hidratos de carbono, mas têm uma menor densidade de energia (calorias por grama) e, ao contrário do açúcar (sucarosa) não afetam os níveis de açúcar no sangue e não provocam o aparecimento de cáries dentárias. Os polióis são extraídos principalmente de fontes naturais, como frutas e vegetais. Cada tipo de álcool de açúcar pode variar em doçura e conteúdo calórico. Nesta tabela, são classificados de acordo com calorias, índice glicêmico e doçura (tendo em conta que uma doçura de 100% corresponde ao açúcar de mesa). Os álcoois de açúcar são muito mais difíceis de digerir do que a sacarose (açúcar). Se metabolizam pouco a pouco e são absorvidos de forma incompleta. Uma vez absorvidos são convertidos em energia por processos que requerem pouca ou nenhuma insulina. Devido a que a maior pare dos álcoois de açúcar não são absorvidos no sangue, passando através do intestino delgado e são fermentados pelas bactérias no intestino grosso. Portanto, um consumo excessivo pode produzir gás, diarreia e mal-estar estomacal em algumas pessoas. O objetivo principal dos diabéticos é manter níveis quase normais de glicose no sangue. Devido à sua absorção incompleta, causam um aumento mais modesto e mais lento em açúcar no sangue, o que pode ser útil em dietas para diabéticos que precisam de um controle rigoroso dos níveis de açúcar no sangue. Devido à sua menor densidade de energia (calorias por grama) a substituição de outros hidratos de carbono com álcoois de açúcar pode reduzir a densidade de energia dos alimentos e poderia desempenhar um papel útil no controle de peso. Os polióis podem também ter um papel na redução da glicemia global da dieta. Os especialistas em saúde recomendam que a ingestão excessiva de energia em qualquer forma leva ao aumento de peso. Os consumidores devem considerar o conteúdo calórico total da dieta e devem evitar o excesso de consumo de todos os alimentos, incluindo aqueles que contêm álcoois de açúcar. Os álcoois de açúcar não causam a cárie dentária. De fato, o xilitol ajuda a inibir as bactérias orais e muitas vezes é usado em pastilhas sem açúcar por esta razão, e autoriza-se o uso de uma declaração na rotulagem de alimentos que diga que os álcoois de açúcar não provocam cáries. Um ecceso de polióis (por exemplo, uma quantidade maior de 50 g de sorbitol por dia ou mais de 20 gramas de mannitol por dia) pode causar diarreia e dor de estômago. Os produtos com sorbitol e mannitol devem ter uma etiqueta com a seguinte esclarecimento: "O consumo em excesso pode ter efeito laxante." Não há que esquecer que os álcoois de açúcar contêm algumas quantidades de calorias, cerca de 2 calorias por grama em função do álcool de açúcar específico estamos falando. Portanto, um consumo excessivo dessas substâncias pode adicionar um excesso de calorias que se queimam com o exercício pode ocorrer aumento de peso. Assim que são uma ótima opção, mas não foram criados com a habilidade mágica de causar qualquer alteração no peso. Como resultado, afastar-se do exercício ou de uma dieta saudável, não é uma opção quando o consumo de alimentos que contêm álcoois de açúcar. Também não podemos esquecer que contribuem com uma pequena dose de açúcares, por isso que um consumo excessivo de polióis pode propiciar um aumento de açúcar no sangue. Os nomes dos álcoois de açúcar individuais estará na lista de ingredientes de qualquer produto que os contém. Eles serão incluídos na quantidade de carboidratos no rótulo, seja no total ou em uma linha separada para álcoois de açúcar. Se o produto tem a tag "sem açúcar" ou "sem adição de açúcar", o fabricante deve demonstrar a contagem de álcool de açúcar separadamente Devido à sua absorção incompleta, podem usar as seguintes dicas para calcular a quantidade de hidratos de carbono a partir de um alimento que contém mais de 5 gramas de álcoois de açúcar. Os álcoois de açúcar são ideais para satisfazer o gosto pelo doce, além disso, são seguros para pessoas diabéticas, ajudam a controlar a linha e atingir as metas de dieta baixa em carboidratos. Você apenas tem que certificar-se de não comer em excesso para não aumentar de peso e para evitar problemas gastrointestinais.