O que é o Ômega 3?

O ouvimos em alguns anúncios e o repetimos um pouco por inércia , mas o que é o Omega 3?. O primeiro é defini-lo corretamente. O Omega 3 é um tipo de ácido graxo poliinsaturado, que é considerado dentro do grupo de gorduras saudáveis para o nosso corpo. Este tipo de ácidos são necessários para o nosso organismo e devem ser consumidas através de alimentos, já que não são sintetizados diretamente pelo nosso corpo. Para fornecer este tipo de gorduras boas para o nosso organismo, devemos ingerir certos alimentos, especialmente alimentos provenientes do mar. Os que mais omega 3 contêm dentro deste grupo são os peixes e frutos do mar. O consumo deste tipo de peixes provenientes do mar, se beneficia nossa saúde, já que está demonstrado que actuam sobre as proteínas e diminui os níveis de triglicerídeos. Além disso, este tipo de gordura têm propriedades dilatadoras dos vasos sanguíneos, por isso são uma boa proteção contra a trombose e os graves problemas cardiovasculares. Se somos capazes de manter uma dieta balanceada e consumir pelo menos duas vezes por semana estes produtos, o nosso corpo vai ter a quantidade suficiente de ômega 3. Se, pelo contrário, a nossa dieta é pobre em peixes, devemos fazer um esforço para aumentar o consumo ou fazer um aporte extra através de comprimidos ou por meio de alimentos ricos em omega 3. Sem dúvida, a melhor alternativa é comer bem e ingerir a quantidade suficiente de peixes e frutos do mar. Entre os primeiros, temos que ter em conta que, embora o peixe branco também tem ômega 3, é o peixe azul o que mais contém. Por tudo isso, não se esqueça de comer duas vezes por semana, algo de frutos do mar ou peixes como anchova, sardinha, o atum, a cavala, o arenque, o salmão, a truta... Converte um bom lanche em uma injeção de gorduras saudáveis para o seu organismo. Fonte Imagem Flickr.