Dieta Antienvelhecimento

A dieta anti-envelhecimento oferece algumas orientações nutricionais para fazer face ao envelhecimento, de forma que a conformidade com uma dieta saudável e equilibrada, com certa restrição de calorias com a ingestão de suplementos nutracêuticos. Tudo isso de acordo com as necessidades individuais e com um estilo de vida saudável, onde se faça exercício físico adequado para a idade, sem stress e com harmonia. Cabe dizer que a dieta anti-envelhecimento não é uma dieta para perder peso ou para ganhar ou para fins terapêuticos, mas que se trata de uma dieta de manutenção para toda a vida, com o fim de obter bons resultados. Os efeitos desta dieta são prolongar a vida de forma saudável, mas com qualidade, adiar a idade biológica, de maneira que se mostre inferior à verdadeira idade cronológica, prevenir doenças e melhorar a vitalidade e a energia, através de alimentos essenciais, os quais devem estar colocados na pirâmide nutricional de acordo com sua importância. No primeiro nível, não deve faltar a água, seguido pelos vegetais e frutas, especialmente as antioxidantes como a granada, em seguida, peixe, frango, peru, cereais e legumes, probióticos, como iogurtes, iogurte, iogurte de soja e o requeijão, o melhor de ovelha ou cabra -leite não-, em último lugar, você vai encontrar a carne magra. É aconselhável reduzir a ingestão de carnes vermelhas, açúcar, sal, gorduras saturadas e alimentos cozidos a altas temperaturas. 40% dos alimentos que compõem a dieta devem ser constituídos por hidratos de carbono, 30% por proteínas e outros 30% por gorduras. No último nível da pirâmide encontram-se os açúcares e produtos de confeitaria, mas a partir de certa idade deverão ser suprimidas. Os ácidos gordos desempenham um papel preponderante no metabolismo, já que são elementos protetores cardiovasculares e protetores do câncer. Fonte Imagem: m.sedacca/flickr