Dicas para controlar a hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica que se caracteriza por um aumento constante da pressão que exerce o sangue nas artérias. Há que ter um cuidado especial com esta patologia, porque costuma ser bastante silenciosa, sem apresentar sintomas na maioria dos casos. De fato, costuma-se detectar, por acaso, em alguma revisão médica. Isso faz com que uma pessoa possa sofrer uma doença, problema renal, sem saber o doente que sofre de hipertensão. É importante controlar a pressão arterial regularmente a partir dos 18 anos, para evitar complicações. Como sempre, em matéria de saúde, a prevenção é o melhor conselho que se pode dar. Para isso, é importante manter um estilo de vida saudável, fazer uma dieta variada e equilibrada e evitar os fatores de risco que possam resultar em hipertensão. Seguindo as seguintes diretrizes, ajudá-lo a controlar a hipertensão: – Controlar a quantidade de sal que tomamos O sódio é um mineral necessário para o bom funcionamento do organismo, já que regula a pressão arterial e o volume sanguíneo. Sua forma mais comum é o sal de cozinha, mas ele está presente naturalmente em muitos alimentos, por isso é importante controlar a ingestão de sal. Um consumo elevado de sal elevado pode provocar, em algumas pessoas, hipertensão arterial, por isso é importante reduzir a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos. Em números, o consumo de sal não deve exceder 4 g/dia. Há muitas pessoas que se queixam que, sem sal, as refeições são sosas ou falhas de sabor, mas assim que nos acostumamos a comer sem sal adicionado, não se lança em falta. Além disso, podemos sempre usar diferentes especiarias e outros alimentos como a cebola e o alho que ajudem a dar mais sabor à comida, e que acima são muito saudáveis. – Controlar o nosso peso O excesso de peso ou a obesidade é um dos principais fatores desencadeantes da hipertensão arterial. Por isso, é importante manter um peso adequado à nossa altura e constituição física, com uma dieta rica em todos os nutrientes. A perda de peso ajuda a reduzir de forma significativa a pressão arterial. – O cálcio ajuda a combater a hipertensão Os alimentos ricos em cálcio ajudam a reduzir a pressão arterial. O consumo de águas ricas em cálcio e suplementos de cálcio também devem ser levados em conta neste papel de controlar a hipertensão. – Moderar o consumo de café e álcool Um consumo elevado e habitual de álcool aumenta a pressão do sangue nas artérias, o que é outro motivo para limitar ou eliminar o consumo de álcool. O café também aumenta a pressão arterial, embora os seus efeitos têm um carácter temporário, e não permanente, por isso não é nenhum problema se tomamos 1 ou 2 cafés por dia. – Cuidar da dieta e alimentos que tomamos Você tem que controlar os produtos elaborados, já que muitas vezes levam muito sal. Também há que ter especial cuidado com os alimentos em conservas (sardinha, queijos salgados...), já que costumam usar também elevadas quantidades de sal. Também não há que abusar dos frutos secos, salgados ou as azeitonas. Deveremos limitar o conteúdo de carne, evitando tomar mais de 3 vezes por semana. Em troca, é aconselhável consumir mais peixe, embora com cuidado aqueles que são enlatados, defumados ou salgados.