Como fortalecer as costas, Região Lombar

A volta é a articulação mais complexa de nosso corpo, já que é formada por um grande número de músculos, ossos, tendões e ligamentos. É por isso que exige uma atenção e cuidado especial para evitar os tão comuns dores e lesões. De fato, quatro de cada cinco pessoas sofrem algum tipo de dor nas costas em algum momento de sua vida. Nem sempre é fácil acabar com esse desconforto, que, além disso, em muitos casos, são reincidentes e difíceis de tratar, chegando mesmo a limitar muito a qualidade de vida das pessoas que as sofrem. Por isso, é muito importante prevenir estas dores e lesões. Para esta tarefa, é de grande eficácia no fortalecimento dos músculos e estruturas esqueléticas que a formam. Desta forma, teremos alguns tendões, músculos e ligamentos fortes e flexíveis, que é a forma mais eficaz de lutar contra as dores nas costas. Além disso, os exercícios destinados a fortalecer as costas são de grande ajuda também quando as dores já estão presentes, já que os aliviam e evitam que não se repitam. Neste artigo vamos nos concentrar na região lombar, já que a dor que afecta esta área é o mais frequente e pode chegar a ser muito chato. A intensidade da dor lombar pode variar desde um leve desconforto até uma outra contínua ou uma pontada que limita bastante a mobilidade. Na maioria das vezes, é originada por má postura continuadas, pela idade, excesso de peso, falta de exercício ou por acidentes. Costuma afetar mais a partir dos 30 anos e as pessoas com um mau estado de forma, já que os músculos das costas e os abdominais pouco desenvolvidos não podem segurar todo o peso das costas e da coluna, o que impede que se vá por sobrecarga. Há quatro tipos de exercícios especialmente indicados para fortalecer a região lombar e que nos vão ajudar a combater as dores: – Flexão do tronco para frente. Desta forma você consegue separar as vértebras, reduzindo a pressão sobre os nervos, que são os que transmitem a dor. Além disso, permite fortalecer não só os músculos das costas, mas também do quadril, abdômen e nádegas. – Alongamentos. São fundamentais, pois permitem que os músculos e tecidos moles de costas tenham uma melhor extensão e sejam, portanto, mais flexíveis. Bem, nós vamos dando as costas de uma maior mobilidade. – Aeróbica. Exercícios como correr, nadar ou andar são de grande eficácia para ter unaespalda em bom estado. Permitem manter em bom estado os discos intervertebrais e evitar, desta forma, uma das principais causas de dor lombar. – Extensões. São de grande utilidade também os exercícios do tipo de elevar as pernas e o tronco em posição de deitado, já que permitem desenvolver os músculos que resistem a coluna. Ajudam a prevenir as dores irradiados para outras áreas, distantes da origem da doença ou lesão.