Como aumentar os níveis de ferro

Na maioria dos casos, um défice de ferro no sangue é provocado por uma alimentação inadequada, apesar de muitas mulheres durante a menstruação, podem perder grandes quantidades de ferro. Faz-Se necessário ingerir diariamente entre 12-15 mg/dia. As fontes dehierrose encontrados em produtos de origem animal, como carnes, vísceras e frutos do mar e em produtos vegetais, como as algas marinhas, quinoa real, frutos secos, legumes, levedura de cerveja, germe de trigo, beterraba e alfafa germinada que não absorve mais do que 30%. É importante ter em conta alguns conselhos dietéticos, para que os níveis de ferro se reponham com maior facilidade e para os quais você deve dedicar especial atenção, se você é vegetariano: 1) A absorção do ferro é favorecido em meios ácidos e com alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, morango, kiwi. Você deve se lembrar que há que tomar este tipo de frutas depois do almoço, como sobremesa. 2) É conveniente acompanhar a carne e o peixe com saladas temperadas com suco de limão e complétalas com o peixe e o marisco temperado com suco de limão fresco. Tomar os suplementos de ferro com o estômago vazio, se abosorben melhor, mas, sempre e quando não presentes problemas de estômago. 3) O ferro é obtido dos alimentos e é armazenado como ferritina, uma proteína que transporta o ferro, localizado no fígado e, em pequenas quantidades, na medula óssea, o baço e os músculos. Se não houver quantidade suficiente de ferro armazenado, a pessoa passará por várias etapas de deficiência de ferro e, no caso de não ser corrigido, a deficiência de ferro pode se tornar enanemia: uma diminuição na quantidade de hemoglobina no sangue, o que dificulta o transporte de oxigênio para as células. 4) Além de ser a consequência de uma má alimentação pode ser a causa de uma dificuldade do intestino de absorver ferro, períodos menstruais abundantes, hemorragias constantes no intestino ou doenças genéticas como o estudo do intestino delgado, onde é absorvido um excesso de ferro. Laanemia também pode ocorrer por deficiência de minerais, como o cobre, zinco, níquel, cobalto ou pela carência de vitaminas B6 e B12. Conselhos que deve ter em conta: – Realiza uma dieta variada, que combina, em um mesmo prato peixe ou carne, um alimento vegetal rico em ferro. – Adicione limão fresco e salsa aos molhos de legumes, as carnes e os peixes. – Tomada de sobremesa frutas cítricas, como laranja, tangerina, kiwi, morango ou suco de frutas cítricas. – Reduza a ingestão de café, chá, vinho e vinagre. – Não abusar do consumo de pão integral, farelo e grãos integrais e limita o uso de suplementos de fibras. – Separa-se o aporte de lácteos-leite, iogurte, queijo - de as principais refeições ricas em ferro. Fonte Imagens ThinkStock.