Benefícios e Riscos da Dieta DUKAN

A dieta do dr. Dukan é uma das mais seguidas para perder peso. Trata-Se de uma dieta hiperprotéica, que promete uma redução rápida e segura de peso, onde os carboidratos são proibidos nas primeiras fases, por que se trata de uma dieta carente em nutrientes, como ocorre com a maioria das dietas deste tipo. Entre as vantagens que promete esta dieta: -As proteínas aliviam a sensação de fome, pelo que não é necessário consumir muitas calorias, é pobre em gorduras e carboidratos e permite que a pessoa preserva a sua massa muscular e que chegue a perder em um mês, entre 5-7 quilos, o que implica uma grande motivação para continuar a perder peso. -Porque você é uma dieta hiperprotéica, diminui o apetite, alivia a sensação de fome e elimina a sensação de ansiedade por comida entre as refeições. Além disso, os alimentos que permite a dieta pode ser preparado facilmente e comer em qualquer restaurante, por isso é fácil de seguir esta dieta. -Para evitar a frustração da pessoa, ao chegar à terceira fase, é permitido comer duas vezes por semana ao seu gosto e na última fase, aquela em que se estabiliza a alimentação, permite, de acordo com a dieta, evitar o efeito rebote. Mas esta dieta, ao contrário do que se pensa, tem inúmeros inconvenientes e efeitos secundários: -Em primeiro lugar, é uma dieta desprovida de certos nutrientes, já que não traz nem carboidratos, nem de gordura, além de uma insuficiência de vitaminas, minerais e fibra. Devido à falta desta última, pode causar prisão de ventre, bem como pela falta de carboidratos e gorduras, provocara um aporte calórico insuficiente. Devido à perda de peso em pouco tempo e a falta de certos nutrientes, causar um efeito rebote seguro e uma fadiga devido à rápida perda de peso, bem como um cansaço e esgotamento, devido ao consumo excessivo de proteínas, o que pode conduzir a problemas renais ou hepáticos, máxime quando são dietas de longa duração, que incidem negativamente no funcionamento destes órgãos. Fonte Imagens ThinkStock.