Benefícios de ser vegetariano

É Cada vez maior o número de pessoas que optam por se tornar vegetarianos em algum de seus diferentes tipos (vegan vegan dietético, ovo-lacto vegetariano ou lacteo vegetariano), eliminando da sua dieta carne, frango, peixe e seus produtos derivados, e até mesmo ovos e produtos lácteos. A alimentação passa a basear-se principalmente nos vegetais. Isso sim, é importante consultar sempre um especialista em Dietética e Nutrição, já que é a pessoa que poderá nos dar informações e conselhos válidos que devemos conhecer, já que, como em qualquer tipo de dieta, você pode não ser recomendado para todos os tipos de pessoa. Se optamos por levar uma dieta vegetariana, esta tem que ser rica e variada, com a finalidade de que nos forneça todos os nutrientes necessários para o organismo. Está provado que ser vegetariano tem uma série de vantagens e benefícios para a nossa saúde. Ao basear sua dieta em legumes, vegetais, legumes, frutas, cereais, grãos integrais e oleaginosas pode reduzir o risco de contrair certas doenças, como diferentes tipos de câncer, diabetes ou doenças do coração. De fato, estudos recentes têm demonstrado que a dieta vegetariana reduz as probabilidades de sofrer de doenças do coração, assim como o diabetes. Analisando vários fatores de risco, como o açúcar, as gorduras no sangue, o tamanho da cintura, a massa corporal e a pressão arterial, demonstra-se que se dão com maior presença nas pessoas não vegetarianas. Este dado poderia ser pela ausência da carne, por tomar abundantes vegetais ou uma combinação de ambos os fatores. Ao tomar alimentos antioxidantes, essas pessoas mantêm um melhor estado de saúde com o passar do tempo, protegendo as células e, ao mesmo tempo, evitando o envelhecimento precoce das mesmas. Além disso, entre os vegetarianos, há uma menor presença de excesso de peso, ao reduzir significativamente as gorduras e calorias. O consumo de alimentos ricos em fibras ajudam a manter o nível de colesterol, regular o trânsito intestinal, previne a prisão de ventre, bem como a prevenir o câncer de colón e aumentos de glicose no sangue. Os vegetais realizam um grande aporte de minerais, especialmente o cálcio, por isso que nos ajudam a manter os ossos fortes, o que teria que somar o grande número de vitaminas que nos dão, o que permite que tenhamos as defesas altas. Imagem: Matt Groening