Benefícios da caminhada para a saúde

Caminhar de forma periódica, é a melhor maneira de se manter em forma. De acordo com um estudo realizado por diversos pesquisadores da Universidade Laval de Quebec, no Canadá, afirma que uma caminhada de 45 minutos, três vezes por semana, durante um período de quatro meses, ajuda a perder peso,reduzir a dor e ajuda a mulheres pós-menopáusicas a ser mais ativas, aliviando os sufocos, taquicardia e alterações de humor. Os especialistas dizem que qualquer pessoa pode praticar caminhadas, de cuja prática pode beneficiar as pessoas que sofrem de hipertensão, doença coronariana e diabetes, sempre tomando as precauções necessárias em cada caso. É recomendado e é adequado para todos os públicos, embora o grau de dificuldade e a distância irão relacionados com o aumento das capacidades e das habilidades de cada indivíduo. A caminhada tem como princípio básico a melhorar as condições físicas e psíquicas de seus praticantes, sem esquecer a conexão da pessoa com o ambiente natural. Cabe citar que, entre as vantagens do trekking, sobressaem: -A ligação do senderista com a natureza e a ampliação de conhecimentos sobre a fauna e a flora local. -Uma sã convivência e comunhão entre todas as pessoas que praticam caminhadas. -É um excelente exercício cardiovascular e realiza-se longe da poluição de cidadania. Deve-se notar também que a caminhada reduz a tensão alta, melhora lasalud mental, alivia a dor nas costas, já que ajuda a relaxar as tensões, melhora a artrite, previne a osteoporose e mantém um bom estado geral de saúde. É importante que, durante a realização de caminhadas, tenha em conta a alimentação e levar a todo o momento deagua o suficiente para manter uma ótima hidratação e levar algum lanche, comofrutos secos, que são muito energéticos, ou barrinhas de cereais. A conexão com a natureza apresenta diversas vantagens que a beneficiar e motivarão o correto funcionamento de nosso organismo. Fonte Imagens ThinkStock.