Alimentos ricos em Vitamina C

A vitamina C, ao igual que o resto de vitaminas, éfundamental para o bom funcionamento do organismo, assim como para o crescimento e desenvolvimento normais.Intervém em um grande número de reações metabólicas e é também um importante antioxidante, que permite bloquear o dano causado pelos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento e intervêm em diferentes doenças, como o câncer, as doenças cardíacas e alguns transtornos, como a artrite. A vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, dissolve-se em água, pelo que as quantidades remanescentes, se sai do corpo através da urina. Além disso, há que ter em conta que, ao contrário da maioria dos organismos, o corpo humano não é capaz de produzir vitamina C, por si só, nem de armazená-la. Daí a importância de tomar alimentos ricos em vitamina C de forma diária para manter um bom estado de saúde. O nosso corpo utiliza a vitamina C para formar uma proteína muito importante no processo de produção da pele, dos tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos. Também permite curar mais rapidamente as feridas e formar tecido cicatricial, assim como reparar e manter em bom estado os ossos, cartilagens e dentes. Tomar alimentos ou suplementos com esta vitamina pode ajudar a que os sintomas produzidos por gripes são mais leves e curtos. No entanto, apesar de a crença popular, esses suplementos ou alimentos ricos em vitamina C ajudam a prevenir o resfriado comum e que também não ajudam uma vez apresentado já o resfriado. O consumo de pouca vitamina C origina vários sinais e sintomas como anemia, diminuição da capacidade de combater infecções e a taxa de cicatrização de feridas, tendência para a formação de hematomas, sangramento gengivas, sangramento nasal, dor e inchaço das articulações, pele aspera e seca, inflamação das gengivas (gengivite), ganho de peso e enfraquecimento do esmalte dos dentes. Uma deficiência muito grande de vitamina C é conhecida como escorbuto. A ração diária recomendada (RDR) de vitamina C depende da idade e o sexo. Além disso, os fumantes, ativos ou passivos, devem tomar uma maior quantidade de vitamina C, assim como as mulheres grávidas ou lactantes. A melhor maneira de atender a essas necessidades diárias é ter uma dieta equilibrada e variada. Do mesmo modo, é importante saber que os alimentos mais ricos em vitamina C são as frutas e legumes. FRUTAS Abacaxi Kiwi Melão e sandría Frutas cítricas Mango Mamão Frutos vermelhos, como os morangos, framboesas, amoras e mirtilos VEGETAIS Brócolis, couves-de-Bruxelas, couve-flor Pimentões vermelhos e verdes Espinafre, couve, nabos verdes e outros vegetais de folha Batatas Tomates com seu suco Imagem de usuário LPDumes Flickr