Alimentos ricos em magnésio

Todos os minerais são fundamentais na formação de tecidos, síntese de hormônios e na maioria das reações químicas que ocorrem dentro do organismo. Concretamente, o magnésio é essencial para a assimilação correta do cálcio e da vitamina C, assim como para a transmissão dos impulsos nervosos, o equilíbrio do sistema nervoso central. Serve também para aumentar a secreção de bile. É considerado um anti-stress natural, já que tem propriedades calmantes, relaxando os músculos e favorece a transmissão nervosa. Por isso, costuma-se recomendar para combater o stress, a ansiedade, a depressão, os tiques, as fobias ou mesmo insônia. O magnésio é dividido em nosso corpo em uma metade que se encontra nos ossos e a outra em diferentes processos celulares de grande importância. O magnésio também tem funções anti-inflamatórias, cardioprotectoras e de ativação de vitaminas, assim como de formação de estruturas ósseas, proteínas e anticorpos. O magnésio é essencial para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração, músculos e ossos, assim como sistemas nervoso, endócrino e digestivo. Por isso mesmo é muito importante consumir alimentos ricos em magnésio. A quantidade diária recomendada é fixado em função da pessoa, mas podemos dizer que para os homens deve estar entre os 300 e os 350 miligramas diários, 280 mg/dia para as mulheres (se estão grávidas essa quantidade deve estar entre os 320 e 350 mg/dia). A ausência ou carência de magnésio pode provocar fraqueza muscular, fadiga, depressão, estresse, hipertensão, distúrbios menstruais e também aumenta o risco de sofrer acidentes cardiovaculares. É necessário conhecer aqueles alimentos que são ricos em magnésio. Vamos encontrar tanto em alimentos de origem vegetal como animal. As principais fontes de magnésio vamos encontrar em frutos secos, como amêndoas, amendoins. Também encontramos um alto conteúdo deste mineral em frutas, vegetais, legumes e chocolate. Na tabela abaixo encontramos alguns dos alimentos mais conhecidos e que nos vão trazer uma maior quantidade de magnésio. O conteúdo é expresso em miligramas por cada 100 gramas de produto. Se quiser informar-se sobre os passos para levar uma alimentação saudável, você pode visitar o nosso Especial Alimentação Saudável clicando aqui. Neste site você encontrará diversos artigos, dicas, tratamentos e soluções a respeito. Fonte Imagem ThinkSotck. ALIMENTOS CONTEÚDO EM MAGNÉSIO Amêndoas, amendoins... 250 Caracóis 250 Grão-de-bico, feijão brancas, ervilhas... 150 Avelãs, pistache, nozes... 150 Milho 120 Chocolate 100 Pão integral 91 Lentilhas 78 Lagostins, camarões, gambas... 76 Acelgas 76 Purê de batata 69 Tâmaras 59 Massas 57 Chocolate com leite 50 Espinafre 50 Sardinhas em conserva 50 Ameijoas, berbigões... 50 Gruyere, Emmental 50 Passas, ameixas secas... 40 Queijo manchego semicurado 39 Castanhas 36 Ervilhas verdes 35 Lagostas e lavagantes 34 Biscoitos 32 Queijo de bola, manchego fresco... 28 Feijão verde, favas... 28 Sardinhas em conserva 26 Batatas 25 Coelho 25 Pargo, dourada, salmonetes, pescada... 23