Alimentos ricos em cálcio

O cálcio, a partir de um ponto de vista médico, é o mineral que tem maior presença no corpo humano, daí a sua importância. Os ossos e os dentes é onde encontramos a maior quantidade. Como todos os minerais, o cálcio é para o correto funcionamento do organismo. Entre outras funções, ajudam no transporte de oxigênio para as células, são fundamentais para o crescimento e manutenção das estruturas diferentes, contribuem para a defesa contra as infecções e mantém o equilíbrio hídrico (que é o equilíbrio entre os líquidos que entram e saem do corpo). É importante consumir o suficiente cálcio para evitar conseqüências para a nossa saúde. Os requerimentos dietéticos recomendados variam em função da idade, sexo e outros fatores, como a constituição e o nível de atividade física. Mas por regra geral, a quantidade diária de consumo de cálcio deve ser em função da tabela a seguir: Lactentes de 6 meses 400 mg 6 – 12 meses 600 mg 1 – 10 anos 800-1200 mg 11 – 18 anos 1200-1500 mg 25 – 30 anos 1000 mg (mulheres)/ 800 mg (homens) Mulheres na pós-menopausa 1000-1500 mg Há que ter em conta que a deficiência de cálcio pode gerar graves problemas, em especial, que afetam a estrutura óssea, como a osteoporose, o raquitismo ou osteomalacia. Baixos níveis de cálcio pode gerar tetania, que são os espasmos musculares que conhecemos como cãibras. Também pode influenciar a presença de doenças como a hipertensão arterial, hipercolesterolemia, câncer de cólon e reto. Na tabela a seguir são mostrados losalimentos ricos em cálcio que nos vão ajudar a manter níveis normais deste macromineral em nosso corpo (o conteúdo está expresso em miligramas por cada 100 gramas) : Queijo Gruyere, emmental, roquefort, bola... 560-850 Queijo manchego fresco 470 Sardinhas em azeite 400 Amêndoas, avelãs 240 Lagostins, camarões, gambas... 220 Queijo de Burgos 186 Iogurte 180-127 Figos secos 180 Grão-de-bico 145 Custard e flans 140 Pistácios 136 Leite de vaca 130 Feijões brancos, favas secas 130 Ameijoas, berbigões, palurdes ou amêijoas... 120 Chocolate com leite 120 Batidos lácteos 120 Acelgas, cardo de leite, espinafre, alho-porro... 114-87 Queijo em pedaços 98 Nozes, tâmaras, passas ... 70 Azeitonas 63 Queijo cottage, e coalhada 60 Lentilhas 56 Ovo de galinha 51 Bacalhau 51 Bolos e massas 48 Sardinhas 43 Alcachofra, couve, repolho, feijão... 40