Alimentos prebióticos e probióticos, o que são e o que têm propriedades?

De certeza que mais de uma vez temos ouvido falar de alimentos prebióticos e probióticos, em especial, são termos muito utilizados por algumas empresas para convencê-lo das vantagens de seus iogurtes, sumos, bolachas e suplementos alimentares. Mas, você sabe em que consistem as diferenças entre uns e outros? e, o que é mais importante, como realmente são tão benéficos para a nossa saúde?. Ambos são alimentos funcionais, isto quer dizer que, além de suas qualidades nutricionais, destacam-se pelos seus benefícios para a saúde. Os alimentos probióticos são alimentos que contêm microrganismos vivos que têm efeitos positivos sobre a saúde, em particular sobre a flora intestinal, já que estimulam o desenvolvimento de bactérias benéficas, como podem ser a Lactobacillus acidofilus e Bifidus. São encontrados em iogurtes e outros leites fermentados. Os probióticos têm vários efeitos benéficos para a saúde, como manter o equilíbrio da flora bacteriana intestinal e reforçar o sistema imunitário. Também ajudam a melhorar os sintomas e problemas como fadiga, problemas de defesas e em períodos de amamentação. Em troca, os prebióticos são ingredientes não digeríveis que melhoram a saúde, estimulando o crescimento em colón de bactérias intestinais benéficas da flora intestinal. Os prebióticos ajudam como suplementos energéticos para as bactérias benéficas. Os mais conhecidos são os oligo-frutose, inulina, galacto-oligossacarídeos, estes fármacos podem ser classificados e oligossacarídeos. De forma natural estão presentes em vegetais como cebola, alho, espargos, alho-poró, os tomates, bananas, etc... São comercializados normalmente, na forma de produtos lácteos, biscoitos, pães ou bebidas. Os prebióticos e probióticos ajudam a prevenir e tratar algumas doenças e sintomas como diarreia, prisão de ventre, gases, a diabetes, o risco cardiovascular, bem como melhorar as doenças do intestino, como colite ulcerativa e doença de Crohn. Também ajuda a melhorar a digestão, já que favorecem a síntese de vitaminas K e as do grupo B, bem como a absorção de nutrientes e minerais. Também melhoram a mineralização óssea e estimulam as defesas, o que melhora a resistência contra as infecções. Estes alimentos têm muitos benefícios para a nossa saúde, mas há que ter em conta que, levando a uma dieta equilibrada e variada, já estamos conseguindo esses benefícios, por que realmente não é necessário consumir estes produtos, que se anunciam como prebióticos e probióticos, e que, por outro lado, costumam ser muito mais caros, já que se encontram de forma natural em muitos alimentos. Além disso, há que ter em conta que não curar ou prevenir doenças por si só.