Alimentos para prevenir doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as doenças do coração e dos vasos sanguíneos, como as cardiovasculares, doença coronariana, congênita ou reumática do coração, ataque cardíaco ou trombose venosas profundas, para citar algumas delas,originadas por uma dieta inadequada, inatividade física e tabagismo. É importante ter uma dieta saudável, seja para tratar ou prevenir os riscos de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão arterial, colesterol no sangue, excesso de peso e obesidade. São adequadas lasfrutas e vegetais, as quais constituem uma excelente fonte de nutrientes, como as vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, os cereais integrais, que fornecem carboidratos complexos. Entre as proteínas são aconselhados as de origem vegetal, como a soja e seus derivados, e as de origem animal, magras e sem gordura, e peixes, como a de frango ou aves. Não há que esquecer os legumes, os frutos secos, os lácteos desnatados e evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e substituídos por gorduras insaturadas, como as do azeite de oliva. Consome muita fibra solúvel, que pode ajudar a diminuir o colesterol sanguíneo, como os flocos de aveia, a cevada, feijões, ervilhas, frutas cítricas e os morangos são boas fontes. A fibra insolúvel é boa para o funcionamento saudável do intestino e evitando a prisão de ventre, graças aos cereais integrais, amêndoas, a beterraba, a cenoura, couves-de-Bruxelas, brócolis, couve-flor e feijão. Você também pode consumir ácidos gordos ómega-3 provenientes de peixe, como salmão ou plantas, tais como o tofu, soja, nozes e a linhaça e diminuir a quantidade de sódio, que ajuda a evitar e tratar a pressão arterial elevada, caso exista. Controla a gordura dos alimentos, para evitar o excesso de peso, melhora o colesterol no sangue e evitar as doenças cardiovasculares. Imagem de: Pedro Vale Lua/ flickr.