Alimentos para fortalecer as defesas

Uma dieta variada e equilibrada ajuda-nos a proteger o nosso organismo, pelo que uma alimentação correta é um fator fundamental para manter um bom estado de saúde e prevenir possíveis doenças. A prevenção é sempre a nossa melhor aliada. Por isso, manter as defesas altas é sempre sinônimo de boa saúde. Nessa tarefa tão importante, que podem ajudar uma série de dicas, como descansar sempre o suficiente, evitar o sedentarismo fazendo exercício físico, não tomar alcoholni tabaco, em conformidade com o calendário de vacinação ou não sexual. Mas o que mais nos vai ajudar a manter as defesas altas é ter uma dieta equilibrada, com suficiente aporte de vitaminas e minerais essenciais, limitando as gorduras e açúcares. Em função do sexo, o estado de saúde, a idade e o nível de atividade que se faça, a ingestão diária de calorias varia, mas o que não muda é a proporção de alimentos que devemos tomar de cada grupo alimentar. Devemos tomar hidratos de carbono, fibras, gorduras, vitaminas, minerais e proteínas em proporções que nos indique sempre o médico especialista. Além disso, há uma série de alimentos que são fundamentais, já que nos ajudam a fortalecer as nossas defesas, principalmente frutas e legumes. Vamos ver quais alimentos são os que mais ajudam a reforçar as nossas defesas. – Alimentos ricos em vitamina A A vitamina a ajuda na formação e conservação dos tecidos ósseos e moles, a pele e as mucosas. Também permite um bom funcionamento da retina, daí que seja tão necessária para a vista. Podemos encontrar em alimentos de origem animal, como a carne, o leite, os laticínios e os ovos. Também em todos aqueles que contêm caroteno, como cenoura, laranja, espinafre, abóbora e vegetais de folha verde.Estes alimentos têm um elevado grau antioxidante, que ajudam a proteger as nossas células, retardando o envelhecimento e as doenças crônicas. Além disso, os alimentos de origem natural citados o nível de gorduras e de colesterol é inexistente. – Alimentos com vitamina B A vitamina B é essencial para o correto funcionamento de nosso organismo, já que intervêm em diferentes processos celulares, na produção de hormônios, o sistema nervoso... Também ajudam a reforçar o nosso sistema imunitário. É encontrada em carnes, peixes, laticínios e ovos, por um lado, e em alimentos de origem vegetal, como os cereais integrais, as leguminosas e os frutos secos. Seu consumo tem que ser diária, já que são hidrossolúveis. – Alimentos que contêm vitamina C A vitamina C é essencial para a síntese do colágeno, que encontramos, por exemplo, em a pele que é a nossa primeira camada de proteção contra agentes externos. Além disso, de acordo com vários estudos, tem-se assinalado que pode ajudar o nosso sistema imunológico. Alguns dos alimentos ricos nesta vitamina são as frutas cítricas, espinafres, pimentos, tomates, espinafre, banana, kiwi, manga, abacaxi, melão ou melancia. – Alimentos ricos em vitamina E A vitamina E impede os processos de oxidação que ocorrem no corpo e reforça as células contra o ataque de possíveis infecções. São, portanto, uma arma eficaz antioxidante. Podemos encontrar no azeite de oliva, gérmen de trigo, frutos secos (em especial, as amêndoas), abacates, sementes de linho, mamão ou manga.