Alimentos antioxidantes

Os alimentos antioxidantes são aqueles que ajudam a libertar os radicais livres, que resultam da oxidação celular. Quando o número de radicais é elevado e instável, ocorrem doenças de caráter degenerativo, envelhecimento precoce ou câncer, entre outras. Para não padecerlas, é necessário evitar: o tabaco, o álcool ,as drogas, os produtos químicos e os poluentes ambientais, o stress, e além disso, substituir as carnes vermelhas por magras, sem gordura ou peixe. Há que levar uma alimentação rica em vegetais e frutas, como: os beta-caroteno -a precursora da vitamina A, vitamina C e E, minerais como o cobre, zinco e selénio e outras substâncias, como são: a clorofila, glutatião e licopeno. O beta-caroteno, por exemplo, se transforma em vitamina A no fígado e no intestino, como a beldroega, cenoura, espinafre, tomate e espargos, entre outros, a vitamina C, que é adequada para a absorção do cálcio e do ferro e está presente em frutas cítricas, pimentão, flavonóides, morangos e kiwis, a vitamina E, pelo seu conteúdo em ácidos gordos protege as membranas celulares, como os espargos, alface, ervilhas, nozes ou sementes de girassol. O cobre fortalece o sistema imunológico e está presente em leguminosas, como a soja, o zinco encontra-se no aipo, borragem, figos, berinjela, batatas e os pêssegos , o selénio fortalece o coração e elimina os metais pesados, como a aveia e o arroz integral. O licopeno apresenta propriedades anticancerígenas, está presente em cenouras e tomates, o glutatião ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo e evitar processos cancerígenos, como o brócolis, o alho, batatas e beldroega. Alguns dos mais poderosos de todos são os flavonóides, presentes no alho, cebola, espinafre, maçãs, pêras e frutas cítricas e a clorofila, que previne o envelhecimento e mantém o organismo forte e saudável. Estes podem ser obtidos de vários preparados de venda em centros de dietética. Imagem de: vicentevercher