10 Alimentos recomendados para o Coração

O papel da alimentação é fundamental para prevenir as doenças cardiovasculares, através de uma dieta equilibrada e saudável, favorável, de igual modo para os fatores de risco associados, como a hipertensão, obesidade, colesterol alto e diabetes. É importante evitar o tabaco, o stress e fazer exercício físico de forma regular, condições indispensáveis para manter a saúde. É importante levar a cabo uma dieta de prevenção vascular, cujo modelo pode representar a dieta mediterrána, onde abunden as frutas, legumes e verduras, se incluam cereais integrais, frutos secos e legumes, que dão uma boa dose de fibras, a apresentação de quantidades moderadas de lácteos, ovos, aves e peixes e, muito eventualmente, carnes vermelhas, sem esquecer o óleo de oliva para tempere os alimentos. O top 10 de alimentos ou grupos de alimentos recomendados para manter o coração em bom estado é o seguinte: 1) Azeite de oliva extra-virgem de primeira pressão a frio Destaca-se sua contribuição de ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico, vitamina E e outras substâncias, como os fitosteróis, que reduzem as taxas de colesterol no sangue. 2) Frutos secos Fornecem gorduras poli-insaturadas, como as porcas que se destacam pela sua riqueza em ácido linolênico. 3) Peixe azul Fornecem ácidos gordos Ómega-3. 4) Alimentos ricos em fibras Ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue, como as frutas, verduras, legumes, leguminosas, frutos secos e cereais integrais -pão, massas, arroz e cereais de pequeno almoço integrais-. 5) Alimentos ricos em vitamina E Destaca-se o óleo vegetal virgem de primeira pressão a frio, frutos secos e germe de trigo. 6) Alimentos ricos em vitamina C Destacam-se cítricas, pimentão cru, kiwi, vegetais da família da couve, tomate e morango, entre outros. 7) Abacate Alimentos ricos em ácido oleico e vitamina E. 8) Vegetais ricos em substâncias corantes São de destacar o licopeno, que dá a cor vermelha ao tomate e o beta-caroteno, que oferecem o amarelo, alaranjado ou avermelhado em vegetais como a cenoura, manga ou abóbora, entre outros. 9) Vegetais ricos em compostos enxofrados Destacam-se os vegetais da família da couve, cebola e alho. 10) Minerais ricos em antioxidantes Há que citar o zinco, presente em carnes, peixes, ovos e o selênio presente em carnes, peixes, ovos e frutos do mar. Fonte Imagenxmangel/flickr.